Embora os abacates sejam ricos em calorias, eles são calorias densas em nutrientes. As gorduras são gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração e ômega-3. Além de ser realmente saudável, há muitas maneiras fáceis de saborear o abacate, desde misturá-lo em saladas e guacamole até adicioná-lo a smoothies para obter uma textura cremosa adicional. Embora haja certos alimentos que recomendamos que você sempre compre orgânicos, você não precisa com abacates. Até agora nenhum é OGM (Geneticamente Modificado), e o Grupo de Trabalho Ambiental (EWG) tem abacates não orgânicos em sua lista “15 limpos” com quase nenhum resíduo de pesticida detectável.
- Coração saudável: os abacates são ricos em gorduras monoinsaturadas que aumentam a saúde do coração e ajudam a reduzir a pressão arterial. A vitamina B6 do abacate e o ácido fólico natural de sua alta quantidade de folato ajudam a regular a homocisteína, que, se alta, é uma das causas dos problemas de saúde do coração. A vitamina E natural e o antioxidante mestre glutationa em uma base de ácido oleico da gordura monoinsaturada do abacate também são reconhecidos como estimuladores da saúde do coração. Além disso, as gorduras monoinsaturadas encontradas nos abacates contêm o fitonutriente beta-sitosterol, que foi clinicamente comprovado por reduzir os níveis sanguíneos de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos enquanto aumenta o HDL (colesterol bom).
- Cérebro saudável: o ácido fólico do abacate contribui para prevenir a formação de emaranhados cerebrais que são considerados um fator para o mal de Alzheimer. Os abacates combinam ácidos graxos ômega-3 saudáveis para o cérebro com vitamina E natural, que foi clinicamente comprovada para prevenir a progressão da doença de Alzheimer e até mesmo revertê-la em seus estágios iniciais.
- Olhos saudáveis: os abacates contêm o carotenóide leuteína, um antioxidante especializado em proteger os olhos dos danos do estresse oxidativo que levam à catarata, visão deficiente e degeneração macular.
- Reduz a pressão arterial: o abacate tem 30% mais potássio do que a banana - isso junto com o ômega-3 e o ácido oleico são benéficos para reduzir a pressão arterial.
- Reduz o açúcar no sangue: as gorduras monoinsaturadas do abacate podem prevenir ou reverter a resistência à insulina, uma fonte de diabetes tipo 2. A fibra altamente solúvel do abacate ajuda a prevenir picos de açúcar no sangue.
- Bom para a gravidez: O ácido fólico é comumente recomendado para mulheres grávidas para ajudar o feto a desenvolver o cérebro e outros órgãos vitais. Os especialistas em saúde que consideram o ácido fólico extraído sinteticamente um problema geralmente recomendam comer abacate como uma fonte natural de ácido fólico.
- Antiinflamatório: a inflamação é considerada a base da maioria das doenças não contagiosas. Os abacates têm uma abundância de polifenóis e flavonóides fitonutrientes vegetais, que foram descobertos como agentes antiinflamatórios.
- Anti-envelhecimento: O antioxidante mestre glutationa apoia o fígado e o sistema nervoso. É responsável por reabastecer e reciclar outros antioxidantes no corpo. É vital para um sistema imunológico forte e o abacate é um dos poucos alimentos que contém uma quantidade considerável de glutationa.
- Auxiliar na digestão: Existem nutrientes e enzimas nos abacates que reduzem a inflamação no estômago e na mucosa do intestino delgado. Esses mesmos nutrientes também melhoram a capacidade do corpo de absorver carotenóides e nutrientes. Em um estudo específico, os participantes que comeram saladas com abacate absorveram cinco vezes a quantidade de carotenóides do que aqueles que não incluíram abacate. Os carotenóides incluem beta-caroteno e licopeno. O betacaroteno é um precursor da vitamina A e o licopeno é um composto que reduz os riscos de derrame e câncer de próstata.
- Reduz o risco de câncer: Os nutrientes do abacate são conhecidos por ajudar a proteger contra o câncer de próstata e de mama.