A dieta de alimentos crus é uma sensação crescente em todo o mundo. Os alimentos crus têm uma variedade de benefícios à saúde e ao condicionamento físico, e suas regras incluem comer apenas alimentos descongelados, não processados e à base de plantas que nunca foram expostos a temperaturas acima de 115 graus. Esta dieta requer esforço e motivação, mas oferece ótimos resultados.
Isenções de responsabilidade:
- Pode ocorrer intoxicação alimentar ao consumir alimentos não cozidos. Quando o alimento é cozido, as bactérias nocivas são expostas a altas temperaturas e mortas, enquanto os alimentos não cozidos nos deixam em risco. Por esse motivo, ao se preparar para consumir alimentos crus, lave-os cuidadosamente e guarde-os em ambientes e temperaturas apropriados.
- Pelas mesmas razões, o leite não pasteurizado é um não-não. É extremamente perigoso, pois pode levar a infecções bacterianas graves. No entanto, você pode eliminar os laticínios de sua dieta para evitar esses riscos e permanecer fiel à dieta de alimentos crus. Isso pode ser feito substituindo o leite animal por leites de nozes, como leite de amêndoa, gergelim, leite de coco ou leite de caju que podem ser encontrados em supermercados locais ou que podem ser feitos com um espremedor. Estes leites são cremosos e deliciosos e também fornecem a proteína necessária à sua dieta diária
Dito isto, aqui estão os 10 principais benefícios de seguir uma dieta de alimentos crus.
- Aumente o consumo de frutas - A maioria de uma dieta de alimentos crus consiste em frutas frescas maravilhosamente doces, ricas em vitaminas. As frutas são leves em calorias e deixam você se sentindo energizado e satisfeito. Quando as frutas são consumidas inteiras, suas fibras auxiliam na digestão lenta e saudável, que deixa o corpo reabastecido e controla o apetite. As frutas também podem ser misturadas ou espremidas para adicionar uma variedade saborosa à dieta crua.
- Aumente o consumo de vegetais - os vegetais fornecem minerais e uma baixa quantidade de proteínas à dieta de alimentos crus. Verduras como couve e espinafre são ricos em proteínas, o que é necessário para o reparo e crescimento muscular. Seguir uma dieta de alimentos crus fornece porções diárias de vegetais e seus nutrientes que o acompanham e pode ser produzido em smoothies, saladas e acompanhamentos.
- Equilibra a nutrição - não apenas a dieta de alimentos crus consiste em carboidratos, proteínas e gorduras suficientes para uma dieta saudável e equilibrada, mas também possui os tipos certos de alimentos para cada uma dessas categorias. Comer grãos, produtos de origem animal e alimentos processados em excesso pode levar a uma dieta inadequada e excesso ou falta de nutrientes essenciais. Comer cru faz com que o corpo se sinta limpo e leve, não atolado e lento.
- Consuma carboidratos simples - A dieta crua consiste em alimentos frescos e à base de plantas que são facilmente digeridos pelo organismo. Os alimentos, sejam eles gorduras, açúcares ou proteínas, devem ser convertidos pelo organismo em energia utilizável, e os carboidratos simples encontrados nas frutas e legumes podem ser processados com pouco esforço corporal.
- Sem glúten - É altamente recomendável comer uma dieta com pouco ou sem glúten, se você estiver preocupado com a saúde. O glúten, encontrado nos grãos, não é facilmente digerido pelo organismo e é isento de conteúdo nutricional. Como os grãos exigem que o cozimento seja digerido, eles são completamente eliminados em uma dieta de alimentos crus.
- Baixo teor de gordura - Na verdade, o corpo não precisa de uma dieta com 20% de gordura, mas pode funcionar com uma ingestão de apenas 10% de gordura. A dieta crua é extremamente baixa em gordura e consiste principalmente de carboidratos e proteínas. Isso é benéfico se você estiver tentando perder peso. As gorduras que são consumidas em uma dieta de alimentos crus são gorduras insaturadas, provenientes de nozes, sementes e abacates. As gorduras não saturadas são muito mais saudáveis e têm menor probabilidade de levar ao ganho de peso.
- Vitaminas inalteradas - Os alimentos perdem a maior parte de seu conteúdo nutricional quando são cozidos ou congelados. Todo o potencial dos alimentos à base de plantas é desbloqueado quando consumidos totalmente crus. Esta dieta não é apenas magra, mas também é extremamente saudável, pois é mais cheia de vitaminas e nutrientes do que qualquer outra dieta.
- Saudável para o coração - Sem produtos de origem animal ou com adição de sal, a dieta dos alimentos crus é muito baixa em colesterol e baixo sódio, o que reduz o risco de doenças cardíacas. Isso permite que seu coração bombeie com mais eficiência e aumente a eficiência do fluxo sanguíneo.
- Regula a digestão - Os produtos vegetais de fácil digestão consumidos na dieta de alimentos crus são processados pelo organismo de maneira eficiente, o que leva à digestão rápida. Quando a digestão ocorre rapidamente, por exemplo, ao longo de 24 horas, em vez de 72, reduz a quantidade de comida que fica parada e apodrecendo no sistema digestivo. A digestão rápida é necessária para a saúde adequada do sistema digestivo.
- Sem fome - Provavelmente a melhor parte de comer uma dieta crua é que não há restrição de calorias! Enquanto você estiver comendo alimentos crus, à base de plantas, poderá ter o quanto quiser! Isso é diferente de praticamente todas as outras dietas, que deixam você se sentindo privado e seu estômago vazio. Em uma dieta crua, encha sua barriga com tantas frutas e vegetais maravilhosos quanto seu coração deseja!