-->

Os 5 principais benefícios de saúde da apiterapia



A apiterapia é um tipo de tratamento que envolve abelhas e o uso de produtos derivados por elas. É usado para tratar doenças como artrite, bem como certas feridas, dores de doenças crônicas e até lesões. Também é conhecido por melhorar a saúde da pele, pois reduz a inflamação e as rugas, além de fornecer efeitos antibacterianos. 

A maioria dos produtos derivados de abelhas contém geléia real e cera de abelha. A geléia real é usada pela rainha das abelhas, que se sustenta com esse alimento enriquecido com enzimas. A colméia então cria cera de abelha para construir sua casa e armazenar mel e pólen. Aqui estão alguns benefícios para a saúde dos produtos apícolas, também conhecidos como apiterapia:

Melhora a saúde bucal

A própolis é uma combinação de cera de abelha, resinas de árvores, mel e enzimas produzidas pelas abelhas para proteger a colméia de ameaças externas, como bactérias ou vírus. A própolis pode ter vários benefícios à saúde, incluindo a redução da gengivite e da placa quando é adicionada a um enxaguante bucal. Pode até ajudar a curar e prevenir feridas na boca também. A saúde bucal é vital porque nossas bocas são o ponto de entrada para as vias digestivas e respiratórias, portanto, essa é uma barreira para proteger naturalmente contra doenças bucais.

Ajuda a aliviar feridas e alergias

O mel possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e analgésicas que são eficazes no tratamento de feridas e diminuindo o risco de infecção. É classificado em cru, regular e puro, sendo o cru o melhor devido às suas propriedades antioxidantes. Suas propriedades também podem ajudar a aliviar a dor de garganta causada por alergias. Consumir mel local cru que contém quantidades vestigiais de pólen regional introduz esse alérgeno no corpo e ajuda o sistema a construir lentamente uma imunidade a ele. 

Pode aumentar a saúde imunológica

Acredita-se que o veneno de abelha aumente a produção de células T, o que diminui a resposta alérgica e reduz a inflamação. A terapia com veneno de abelha pode ajudar a reduzir os sintomas de condições auto-imunes, como lúpus, encefalomielite e artrite reumatóide, diminuindo a inflamação e aumentando a resposta imune do corpo.

Alivia a artrite

A razão mais conhecida para a apiterapia é seu uso para aliviar qualquer dor que possa ser causada por artrite. Nesse caso, é especificamente uma terapia com veneno de abelha. Este tratamento é administrado à pele através de uma micro-malha de aço inoxidável e consiste em uma média de 40 picadas em uma sessão. Em seguida, atua como um anti-inflamatório, reduzindo o inchaço, a dor e a rigidez. A apiterapia faz parte da medicina tradicional usada desde a Grécia antiga. 

Serve como um multivitamínico

A própolis carrega várias vitaminas e nutrientes que são conhecidos por melhorar a saúde geral. Existem mais de 300 compostos diferentes, a maioria dos quais polifenóis, antioxidantes essenciais conhecidos por ajudar a combater doenças. Embora os cientistas ainda estejam trabalhando para descobrir mais sobre esse assunto, de acordo com uma pesquisa , acredita-se que a própolis tenha propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias que podem ajudar na cicatrização de feridas. É frequentemente usado para curar herpes labial e até tratar algumas formas de câncer.

Possíveis efeitos colaterais
Ironicamente, embora a apiterapia possa ser benéfica para alguns, todos podem reagir de maneira diferente e pode ser perigoso para alguns indivíduos. Em particular, as pessoas que são conhecidas por terem alergias graves às abelhas não devem tentar fazer apiterapia.

Alguns dos outros possíveis efeitos colaterais da apiterapia incluem dor de cabeça, tosse, dor e fraqueza muscular. Sempre consulte um médico antes de iniciar um novo regime de tratamento.

Read Also:

Related Posts
Disqus Comments