Do cereal matinal ao copo antes de dormir, o leite é um item básico na dieta de muitas pessoas. Apesar de sua popularidade, muitos indivíduos são incapazes de consumir leite de vaca devido a intolerâncias à lactose, alergias ao leite e restrições alimentares. Muitos outros podem optar por excluir produtos lácteos de suas dietas devido a preferências pessoais ou preocupações éticas. Felizmente, existem toneladas de alternativas saudáveis e não lácteas disponíveis!
- O leite de coco é feito da polpa dos cocos maduros. Os cocos contêm ácido láurico, um ácido graxo saturado, que é então convertido em monolaurina no organismo. Foi demonstrado que a monolaurina estimula o sistema imunológico, agindo como um agente antimicrobiano e anti-inflamatório. Apesar de ser uma gordura saturada, o leite de coco diminuiu o risco de doença cardiovascular, aumentando os níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL), o colesterol “bom” no corpo.
- O leite de aveia é feito a partir de aveia misturada e filtrada. A aveia fornece à bebida toneladas de nutrientes, incluindo vitamina B, ferro, cálcio, magnésio e beta-glucana . O beta-glucano é uma fibra solúvel que demonstrou melhorar a saúde cardíaca e digestiva, diminuindo os níveis de colesterol e fornecendo probióticos para o intestino.
- O leite de arroz é feito de arroz moído e filtrado. Comparado a outras alternativas, é relativamente baixo em gordura, com a maioria da gordura sendo gordura não saturada. O leite de arroz também é embalado com antioxidantes, que ajudam a prevenir o aparecimento de certas doenças, como câncer e doenças cardiovasculares. Se feito com arroz integral, o leite de arroz é uma boa fonte de vitamina B, que apóia a saúde das células, a saúde cardiovascular e a função nervosa adequada.
- O leite de caju é feito de cajus misturados e filtrados. É carregado com magnésio, que pode ajudar a baixar a pressão sanguínea e tem muitos benefícios anti-inflamatórios. O leite de caju também contém ácido anacárdico, que pode ajudar a prevenir o câncer e regular os níveis de açúcar no sangue.
- O leite de macadâmia é feito de nozes de macadâmia misturadas e filtradas. As nozes de macadâmia contêm altos níveis de ômega 3 e ômega 6, os níveis mais altos de flavonóides entre todas as outras nozes e são carregadas com antioxidantes. Foi demonstrado que o leite de macadâmia reduz o risco de síndrome metabólica, melhora a saúde do coração e reduz o risco de certos tipos de câncer.
- O leite de amêndoa é feito de amêndoas misturadas e filtradas. Comparado a outras alternativas de leite, é baixo em calorias e gordura saturada, o que é ótimo para perda e manutenção de peso. As amêndoas são uma ótima fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante que ajuda a combater a inflamação e reduz o risco de doenças crônicas como o câncer.
- O leite de soja foi uma das primeiras alternativas de leite criadas e é feita a partir de soja moída e filtrada. É rico em proteínas, correspondendo ao do leite de vaca. A proteína à base de plantas da soja pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no organismo, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. A soja contém isoflavonas que trazem muitos benefícios à saúde do coração, ossos e até sintomas da menopausa em mulheres.
- O leite de cânhamo é feito a partir de sementes misturadas e filtradas da planta de cânhamo. As sementes de cânhamo são ricas em proteínas vegetais e contêm uma proteína chamada edestina, que ajuda no reparo do DNA, na fabricação de anticorpos e na digestão. As sementes de cânhamo também são uma boa fonte de ômega 3 e ômega 6 , ambas com muitos benefícios à saúde.
- O leite de quinoa é feito de quinoa misturada e filtrada. A quinoa é rica em fibras - mais alta que a maioria dos grãos - e é considerada um dos principais alimentos saudáveis do mundo. Ele não contém apenas todos os nove aminoácidos essenciais, mas também dois antioxidantes vegetais: quercetina e kaempferol . Estes dois antioxidantes demonstraram ajudar a reduzir o risco de câncer, reduzir a pressão sanguínea, reduzir a inflamação e prevenir o aparecimento de doenças neurológicas.
- Pea Milk é outra alternativa de leite feita de ervilhas amarelas misturadas e filtradas. É uma excelente fonte de proteína à base de plantas, fornecendo proteína comparável à do leite de vaca, e é uma boa fonte de nutrientes importantes, como ferro, cálcio e potássio.
Juntamente com os nutrientes fornecidos pelo próprio leite à base de plantas, muitas empresas fortalecem seus produtos com muitos outros nutrientes essenciais adicionais, como vitaminas e minerais importantes, então fique atento também!