Devido ao COVID-19, os alunos foram transferidos da sala de aula para a sala de estar, a fim de impedir a disseminação do coronavírus para a segurança dos alunos e professores. Embora muitas escolas planejem retomar as aulas presenciais no outono, a possibilidade de voltar ao aprendizado on-line é alta e pode ser difícil para muitos alunos e pais. Apesar da dificuldade do aprendizado on-line, a educação é crucial para o desenvolvimento de estudantes de todas as idades, então tente estas dicas para ajudar você e seus filhos a ter sucesso durante o aprendizado on-line.
- Comunique-se com o professor: se você está no último ano da faculdade ou é pai de um aluno da quinta série, a comunicação com o professor é a melhor maneira de ajudar você e / ou seu filho. Reserve um tempo durante a semana para conversar com o professor sobre tarefas futuras, métodos adequados de estudo / ensino e quaisquer perguntas ou preocupações que você possa ter em relação a você ou ao aprendizado de seu filho.
- Decida qual tipo de aprendizado funciona melhor: durante o aprendizado on-line, existem dois tipos de aprendizado que todos os alunos preferem em vez do outro. O aprendizado síncrono ocorre em tempo real com o instrutor e outros alunos através de reuniões com zoom e videoconferências. O aprendizado assíncrono ocorre em sua programação, permitindo que você tenha mais controle sobre você ou o aprendizado do seu filho. Depois de saber qual é o melhor estilo de aprendizagem , a aprendizagem se torna muito mais eficaz.
- Crie um ambiente de aprendizado: o aprendizado on - line retirou ambientes positivos de aprendizado que muitos alunos precisam para aprender. Portanto, a criação de um ambiente de aprendizado em casa pode ajudar os alunos a se envolverem em um aprendizado ativo e a desenvolver novas habilidades . Você não precisa redecorar para fazer isso acontecer, mas tente criar uma área específica apenas para aprender.
- Estabeleça e cumpra um cronograma: como qualquer escola ou universidade, um cronograma definido permite que os alunos aprendam, estudem, socializem, se exercitem e comam sem as distrações da televisão e das mídias sociais. Seguir um cronograma pode ajudar os jovens a reduzir sua ansiedade e ajudar os universitários a se sentirem mais realizados e produtivos entre suas responsabilidades.
- Reduza as distrações: Uma das maiores diferenças entre o aprendizado on-line e a sala de aula é o número de distrações existentes. Sejam distrações internas ou externas, os alunos podem facilmente perder o foco e ficar frustrados ao tentar aprender novo material. Antes da aula começar, ligue o telefone, não perturbe, vá para o melhor ambiente de aprendizado da casa e faça um lanche para aproveitar ao máximo seus estudos.
- Faça pausas apropriadas: um dos luxos do aprendizado on-line é poder fazer pausas, no entanto, aproveitar esse luxo pode prejudicar o aprendizado de um aluno. Estudos mostram que fazer uma pausa a cada 90 minutos pode melhorar o foco e a concentração, mas não para por aí. O que você escolhe fazer durante o intervalo pode afetar o aprendizado, tente praticar atividade física por alguns minutos para aumentar o fluxo sanguíneo e ganhar mais energia.
- Estabeleça metas de aprendizado: Uma das principais falhas do aprendizado on-line é não ter a disponibilidade de um professor, fazendo com que muitos alunos confiem em si mesmos mais do que nunca. Como os alunos precisam depender mais de si mesmos, o estabelecimento de metas de aprendizado é uma parte crucial do sucesso do aluno, pois oferece motivação e ensina o valor do aprendizado.
- Não tenha medo de pedir ajuda: para muitos jovens, pedir ajuda pode ser embaraçoso, mas eles não percebem que aprender a pedir ajuda é uma habilidade importante da vida . Incentivar os alunos a fazer perguntas quando precisarem de ajuda ensina-os a se defenderem por si próprios, além de ser uma ótima ferramenta social para a construção de relacionamentos significativos.
- Utilize recompensas apropriadas: uma vez que as metas de aprendizagem sejam estabelecidas, o uso de reforço positivo pode ser uma tática benéfica no desenvolvimento de um comportamento positivo do aluno. O uso de pequenas recompensas apropriadas pode ser usado para ensinar aos alunos novas habilidades e resultar em resultados positivos. Ao usar o reforço positivo, certifique-se de ser consistente, imediato e justo para estabelecer um aprendizado eficaz.
- Conecte-se com amigos: a melhor parte de ir à escola é estar com amigos, infelizmente devido ao aprendizado on-line e a socialização do COVID-19 se tornou mais difícil. Independentemente de quão difícil seja a interação, os alunos precisam de interação social para desenvolver habilidades sociais apropriadas. A utilização de recursos tecnológicos como zoom, facetime e skype é uma ótima maneira de aprender com os amigos.